Guia de episódios

1.Seu Madruga é fotógrafo. Seu Madruga tem uma máquina velha de tirar fotos, Quico quer que ele tire uma foto de meio corpo da metade de baixo, mas Chaves insiste em derrubar a máquina a todo momento.
2. Todos acham que Chaves está louco porque pensam que ele conversa com as portas, na verdade ele continua falando com as pessoas que já entraram na casa e quando os outros vêem pensam que está falando sozinho.
3. O álbum de fotografias (episódio em que o Seu Madruga quase vai embora da vila), partes 1 e 2 Seu Madruga é despejado por Seu Barriga, ao arrumar as coisas ele acha um álbum de fotografias e todos começam a relembrar inclusive Dona Florinda, no final Seu Barriga se arrepende e inventa uma história de que uma luta para perdoar a dívida.
4. Seu Madruga trabalha de carpinteiro a acaba martelando os dedos.(há pelo menos 3 episódios em que ele trabalha de carpinteiro).
5. Professor Girafales acha que ganha na loteria.*
6. Seu Madruga é leiteiro, a cadela da porteira tem 4 cachorrinhos, Chaves e Chiquinha roubam leite um uma panela furada para os cachorrinhos. (Esse é um dos primeiros episódios a serem dublados pois Quico ainda chama Seu Madruga de “Seu Ramón”, nome original do personagem)
7. Quico vai ganhar um disco voador, Seu Madruga combina com Chaves para que ele grite”...já chegou o disco voador...” toda vez que Seu Barriga aparecer.
8. As crianças brincam de piquenique no tecido que o Seu Madruga ia dar ao Seu Barriga que estava escrito Taubaté, que ia descontar 1 mês de aluguel. No final, os meninos sujam todo o tecido.
9. Dona Florinda implica com as calças do Seu Madruga e dá as calças ao Chaves dizendo que era um presente de Seu Madruga.
10. Chaves tem insônia e vive derrubando os outros por estar dormindo no chão, no final Seu Barriga pula em cima de Seu Madruga e transforma ele numa folha de papel.
11. As crianças jogam futebol, Chiquinha é a cronista e usa um pirulito como microfone.
12. Seu Madruga começa a trabalhar de entregador de lenha e ganha uma bicicleta, Chaves atropela o gato do Quico com ela.
13. O julgamento do Chaves, no final descobrem que Chaves atropelou o gato para desviar do Prof. Girafales que estava olhando uma dona muito bonita.
14. Chiquinha volta de Presidente Prudente e Seu Madruga a ajuda com as malas
15. Seu Madruga acha que ganha na loteria*
16. As crianças imaginam como é a casa de Dona Clotilde por dentro.
17. O primo de Seu Madruga : Seu Madroga (No México é Dom Ramán)*
18. A vizinhança passa o ano novo na casa do Seu Madruga
19. Seu Madruga é Sapateiro, no final as crianças espalham as tachinhas e fazem uma bagunça espalhando cola para todo o lado.(partes 1, 2 e 3)
20. Seu Madruga e Dona Florinda fazem uma sociedade para vender churros. (partes 1, 2 e 3)
21. O ator Hector Bonilla visita a vila e todas as mulheres ao vê-lo dizem a frase: “.....te perdôo....”
22. Sr. Barriga manda reformar a vila e enquanto a reforma não acaba todos vão morar em sua casa e acabam passando o Natal por lá. (partes 1,2,3,4 e 5)
23. As crianças brincam de piratas e todos confundem Seu Madruga com um retrato de uma caveira que está no barril do Chaves.
24. As crianças jogam futebol americano no terreno da esquina, no final todos pulam em cima de Seu Madruga que acaba se arrebentando todo.
25. Quico fica doente e pede para Chaves e Chiquinha jogarem seus remédios fora por que tem gosto ruim.
26. Chiquinha inventa que a fonte do outro pátio é uma fonte dos desejos e todos ficam jogando moedas nela.
27. Seu Madruga relembra de quando era lutador de boxe e ensina Chaves a lutar, o Prof. Girafales fica com raiva e bate em Seu Madruga.
28. A vizinhança vai ao cinema ver o filme do Pelé.
29. O dia de São Valentin.
30. Seu Furtado rouba a vila e todos pensam que o Chaves é o ladrão, no final o Sr. Roubado, quer dizer, Furtado, se arrepende e devolve todas as coisas.
31. Seu Madruga diz que Chiquinha está doente para não pagar o aluguel, no final todos acabam pegando catapora menos o Chaves que era o único que queria pegar.
32. O Dia das crianças.
33. Seu Madruga vai trabalhar de cabeleireiro, Chaves corta as tranças de Chiquinha e depois enche a cabeça de Quico com espuma de barbear.
34. Chaves tem aulas de violão com seu Madruga e Quico com o Prof. Girafales, no final as crianças acabam usando os violões para jogar pingue-pongue.
35. Chaves mata insetos com gasolina e põem num saquinho de pipocas e todos acabam comendo.(versões 1* e 2)
36. As crianças aprendem sobre os animais com o livro da Chiquinha
37. Seu Madruga pensa que Dona Florinda o ama porque confunde um bolo que a bruxa fez para ele com um que Dona Florinda mandou comprar para o Prof. Girafales
38. As crianças formam uma banda musical, e aprendem a cantar com o Prof. Girafales (são cantadas as musicas “jovem ainda” e “legalzinha sua roupa” que você pode pegar nesta página)
39. Seu Madruga vende cornetas, confetes, etc., Chiquinha rouba um saquinho de bombinhas apronta uma grande confusão.
40. Quico e Chaves estouram o cano de água, e são obrigados a carregar baldes de água do outro pátio, quando a água volta eles jogam a água fora e acabam molhando a todos. (Esse episódio tem uma versões bem antiga e dois remakes)
41. Seu Madruga reforma a vila com gesso( Episódio do leite de burra )
42. A festa da boa vizinhança partes 1,2,3 e 4* (mais detalhes na seção “festival da boa vizinhança”)
43. Seu Madruga e Chiquinha ganham passagens para uma viagem para Acapulco e todos da vila acabam indo também.
44. A vizinhança em passa umas férias em Acapulco, partes 1 e 2 (pegue a música “boa noite vizinhança” na seção “músicas”)
45. Seu Barriga se finge de morto e se veste de fantasma para assustar o Chaves*
46. Chaves fica olhando para Paty com olhar de peixe morto e acaba queimando quase meio dedo. ( versões 1* e 2*)
47. Dona Florinda faz uma festinha para o Prof. Girafales mas Chaves acaba estragando o frango “fru-fru” que eles iam comer e eles vão comer panquecas no bar da esquina.
48. Seu Barriga tem problemas com seu carro. Ele pede para que o Seu Madruga conserte. No final, descobrem que era o carrinho do Quico que estava no motor do carro
49. Dona Florinda organiza seu restaurante, Chaves troca as placas em vez de “Doña Florinda Restaurant” ele coloca a do Seu Barriga, “Rica Pancita”. (partes 1 e 2)
50. Chaves passa mal depois de comer muito rápido sanduíches no restaurante de Dona Florinda.
51. Dona Florinda manda o Chaves comprar um bolo para o professor dizendo que foi ela que fez, no final ela descobre que o Prof. já sabia que o bolo era comprado pois ele estava na confeitaria quando o Chaves foi lá.
52. No restaurante, repete-se a história de comprar o bolo para o Prof. mas ele cai no banheiro, Chaves e Chiquinha tentam fazer um bolo mas acabam aprontando uma grande bagunça na cozinha do restaurante, o final é o mesmo do episódio anterior.
53. Dona Neves e um bando de velhas invade o restaurante de Dona Florinda e defende Chaves para que ele ganhe um salário ( as placas que eles trazem são: U. T. P. J., // D. N. V. R. // A. P. D. F. ”)
54. Chiquinha engana o Chaves dizendo que Dona Clotilde a convidou para almoçar no restaurante e no final ela se esconde no banheiro com medo da Bruxa lhe cobrar.
55. As crianças pensam que Seu Madruga é o “homem do saco” e que ele quer botar o Quico no saco e jogá-lo num rio.
56. Seu Madruga continua trabalhando de vendedor de coisas velhas e as crianças pegam uma bola de boliche do saco para brincar e acabam acertando no Seu Barriga.
57. Todos ficam curiosos para saber o que tinha numa caixa que chegou na casa de Dona Florinda e descobrem que ela comprou uma lavadora de roletes.
58. Chaves caça lagartixas com um estilingue e todos pensam que ele matou o Seu Madruga com uma pedrada.
59. Prof. Girafales traz na escola um escorpião e diz que ele é um animalzinho muito perigoso.
60. O Prof. Girafales empresta o escorpião para o Quico, e ele leva para a vila, Pópis e Nhonho trocam os vidros e todos pensam que o escorpião fugiu, Dona Florinda derruba uma caixinha de alfinetes que acaba espetando todo mundo fazendo eles pensarem que foram mordidos pelo escorpião e todos ficam “agonizando” pelos cantos.
61. O restaurante de Dona Florinda tem ratos e Chaves espalha ratoeiras por todo lugar. “....nada de exaltações.....”(partes 1 e 2)
62. Quico faz uma casinha de lençóis no pátio da vila, Seu Barriga diz que como Seu Madruga não lhe pagou o aluguel ele não ira dormir debaixo de um teto, então Seu Madruga da a volta por cima dormindo na casinha do Quico.
63. Chaves monta uma barraca de refrescos a “Tienda del Chavo” mas Quico muito invejoso monta uma concorrente toda incrementada a “Super de Quico” , Seu Barriga acaba derrubando a barraca de Chaves e dá um dinheiro para ele, Quico então detona sua barraca para ganhar um dinheirinho também, depois Chaves fica chantageando Seu Madruga e Seu Barriga para ganhar mais uma graninha. (partes 1,2 e 3), versões 1 e 2*
64. Chaves, Nhonho e Chiquinha fogem do prof. Girafales porque faltaram na escola mas no final descobrem que é domingo.
65. As crianças brincam de “quebrar a pichorra”, brincadeira de tempos antigos.*
66. Quico ganha um cachorrinho no qual põe o nome de Madruguinha mas a Dona Florinda leva ele embora e Quico pensa que a Bruxa transformou ele num regador. (partes 1 e 2)
67. Episódio em que Jaiminho e Dona Neves chegam à Vila. Chaves lê a carta para a Chiquinha noticiando a chegada de sua bisavó.
68. Chaves vai procurar emprego no restaurante de Dona Florinda e derruba macarrão no Sr.Barriga e na Dona Florinda.
69. Dona Neves e Prof. Girafales vão ao parque de diversões, Chaves, Nhonho e Godines também vão lá, depois o Prof. e Dona Florinda cantam a música “quando me dizes” (também disponível na seção “músicas”).
70. Quico compra balões sem parar e Seu Madruga se aproveita para ganhar um dinheirinho, mas Chaves acaba com seu negócio estourando os balões antes que ele os compre.
71. Chaves procura o homem invisível, Chiquinha diz que seu pai inventou a fórmula para ficar invisível (4 dentes de alho, mostarda, óleo de rícino, pimenta vermelha e 3 pêlos de gato preto), depois eles pensam que o segredo está na tinta, mas como sempre, eles só conseguem é se sujar.( versões 1* e 2)
72. Seu Madruga tem insônia e a Bruxa trás um remédio para ele mas as crianças pensam que é uma poção mágica e jogam fora (nos refrescos do Chaves), no final todos na rua tomam o refresco e dormem no meio da rua.
73. O Prof. Girafales vai trazer a bola quadrada do Quico mas ele e Dona Florinda acabam brigando, então o Seu Madruga ajuda o Prof. Girafales a reconquistar Dona Florinda.
74. Seu Madruga e Quico tem um cofrinho de porquinho.
75. Episódio em que são trocados os bilhetes do Prof. Girafales (para Dona Florinda) e Seu Madruga (para o açougueiro).
76. Chaves acerta o calo do Seu Barriga e depois o do Seu Madruga também.
77. A casa de Dona Florinda está cheia de goteiras.
78. Todos (os homens) querem ver o concurso de Miss Universo pela TV na casa de Dona Florinda.
79. Seu Madruga convida Chaves para o café da manhã, Quico ganha uma raquete e bolinhas de pingue-pongue do Prof. Girafales e Nhonho traz sua mesa para eles jogarem mas acabam acertando ovos no lugar das bolinhas. (partes 1 e 2)
80. Quico provoca um curto circuito e a vila fica sem luz. Seu Madruga convida Chaves para assistir um jogo e como não tem luz, Seu Madruga acha que sua TV pifou, e assim, ele detona a TV, depois Quico segura os fios e começa a tomar choque todos tentam tirar ele de lá e acabam formando uma corrente de eletrocutados.
81. Prof. Girafales traz os desenhos que as crianças fizeram para eles explicarem o significado (confira a seção “desenhos da turma”) e depois encontra uma caricatura sua feita por Quico que convence Chaves a assumir a culpa em troca de um sanduíche de presunto.
82. As crianças ganham um álbum de figurinhas com notas de dinheiro de vários países Seu Barriga perde um bolinho de dólares (“......eu disse dólares e não bolores.....”), Seu Madruga vê o dinheiro e tenta trocar com o Chaves mas Seu Barriga chega na sua frente.
83. As crianças brincam de esconde-esconde e Quico vai se esconder numa caixa que Seu Madruga prega sem saber que ele está lá e as crianças pensam que foi uma mágica da Bruxa.
84. O Prof. Girafales vai pedir uns conselhos a Seu Madruga para conquistar Dona Florinda mas as crianças vêem e pensam que os dois tem um caso, estragando o romance do Prof. com a Dona Florinda.
85. Chaves se confunde e diz a dona Florinda que o Professor Girafales falou que ela era louca e que cada ano dela tem 60 meses e os dois brigam novamente. (episódio em que Quico amarra um monte de balões numa cesta de compras e ela sai voando)
86. Seu Barriga dá um carrinho com uma cabeça de touro às crianças para brincarem de toureiro, mas as pessoas ao verem apenas a cabeça acham que é um touro de verdade e acabam se assustando.
87. As novas vizinhas : Glória e Paty. (partes 1, 2 , 3 e 4)
88. Quico engole um radinho*
89. Chaves e Quico brincam de ambulância e todos se assustem com a sirene da ambulância que Quico imita. ( confira na seção “musicas”)
90. Chiquinha e Chaves tentam pegar uns bolos no restaurante de Dona Florinda. Depois eles sonham que são muito bem tratados no restaurante e quando eles vão comer a comida, eles acabam acordando.
91. Episódio em que o Seu Barriga vai vender a vila para o “Carequinha” por que está doente do coração.
92. Na escola Seu Madruga dá aula para as crianças enquanto foge de Dona Florinda e explica o que significa uma caveira com 2 ossos cruzados (não é o seu retrato).
93. Chaves come os peixinhos coloridos da Chiquinha que pensa que é o gato da Dona Florinda
94. Episódio em que o Seu Madruga é pintor, ele suja de tinta o chão do pátio e acaba apanhando de Dona Florinda. (partes 1 e 2)
95. Chaves quebra a lâmpada da vila e Seu Madruga ao tentar consertar acaba tomando choque e os outros ao encostarem nele acabam se eletrocutando também.
96. Chaves usa lingüiças recheadas de serragem e catchup para brincar de atropelamento com o Quico.( outro episódio da ambulância)
97. Chaves é mordido por um cachorro da rua e todos ficam preocupados de que ele tenha pegado raiva mas quem morre é o cão com uma infecção no focinho.
98. Os pratos da casa do Seu Madruga começam a desaparecer, a Bruxa diz que são o “espíritos zombeteiros” que estão fazendo isso e realiza uma sessão espírita na casa dele, no final descobrem que o Seu Madruga era sonâmbulo e de noite jogava os pratos no barril do Chaves.*
99. Chaves planta carambolas para ficar rico, Chiquinha engana ele e Quico e rouba uma moeda de cada para comprar algodão-doce, ao descobrirem a farsa eles “plantam” ela num vaso e começam a regar. (“.....quem dá e depois tira, sua mão se danifica, sua sogra ressuscita, sua vó será maldita....”)
100. Seu Madruga faz barquinhos de papel para Chiquinha e eles ajudam Quico a fazer sua lição de história.
101. Seu Madruga ganha uma loção de Paris da Bruxa, Chaves troca as cestas e ao invés de trazer as compras trás a sobrinha da Bruxa que eles pensam ser uma criança abandonada. (partes 1 e 2)
102. Chaves lava o carro do Seu Barriga (pode-se ver um braço dentro da Brasília quando as portas abrem sozinhas) Quico, Dona Florinda e Seu Barriga se molham e ficam resfriados.
103. Chaves é jornaleiro e Seu Madruga contrata artistas profissionais de ioiô.
104. Quico tem uma festa para ir e Chaves e Chiquinha , com ciúmes, tentam jogar talco nele. No final a Dona Florinda por acidente consegue sujá-lo
105. Seu Madruga vai ser visitado por três mulheres, e ele pede para o Chaves e Chiquinha dizer uma coisa para cada uma. Combinação: 1 morreu (para a Bruxa), 2 entre (para a nova vizinha Glória), 3 bolo (para Dona Florinda). (O dia internacional da mulher)
106. Seu Barriga pensa que Dona Florinda o ama ao ler um bilhete deixado pela Bruxa para o Seu Madruga.
107. Dona Neves finge ficar louca para não pagar o aluguel para o Sr Barriga.
108. Episódio das estatísticas (Seu Madruga e Sr Barriga são atropelados)
109. Chaves recolhe dinheiro para a Cruz Vermelha
110. Todos perguntam para Seu Madruga “....se sente mal?....” e ele pensa que vai morrer, no final descobre que estão organizando uma festa surpresa para seu aniversário.
111. Chaves e Chiquinha não conseguem ver um filme de terror, e de raiva, eles saem à noite para assustar a vizinhança e no final descobrem que mais assustador que a Bruxa, máscaras ou lençóis é uma foto da Dona Florinda brava. (“...já disse pra você tirar essa máscara....”)
112. Chaves coleta garrafas pela vila para vende-las para o dono do bar da esquina, Seu Madruga pega a bola de Quico esconde em sua casa, Chaves pede emprestado o triciclo para Quico e ele só empresta se Chaves pegar sua bola, daí Chaves entra com as garrafas e sai com a bola, volta pegar as garrafas esquece a bola, e etc....versões 1 e 2. Numa das versões é cantada a música "Somos Cafonas"
113. O aniversário do Quico.
114. Chaves faz um buraco em um chapéu para descolar um chiclete.*
115. Os alunos discutem sobre higiene, Chaves desenha um porquinho na lousa.
116. As crianças fazem o exame final na escola.
117. Chiquinha pega o creme de barbear do Seu Madruga para fazer pastéizinhos, e Quico, como é muito tonto, comeu pensando que era de verdade
118. O cãozinho da Dona Clotilde, o Satanás, vive escapando e as crianças acham que ela está chamando o Diabo, o cão fica embaixo de uma caixa que sai andando sozinha, o Prof. Girafales acha que é brincadeira das crianças e enfia uma bicuda na caixa que sai voando com cachorro e tudo.
119. Quico assina um vale de um milhão pro Chaves, ele acredita e acha que fico rico.
120. Dona Florinda obriga Seu Madruga à varrer o pátio da vila.
121. Quico convida o Chaves para dormir em sua casa*
122. Chapolin Colorado visita a vila para defender Seu Madruga.
123. Chaves começa ajuntar latas vazias para vender para o dono da venda da esquina. Quico fica comendo banana e joga as cascas no chão causando vários tombos.
124. As crianças tentam dar um banho no Chaves, mas no final é o Prof. Girafales quem dá um banho nele sem querem.
125. Os meninos pensam que o Seu Madruga declarou guerra à todos da vila e quando ele pega a carabina para penhorar todos pensam que ele vai matá-los e saem correndo.
126. Chiquinha manda o Chaves roubar um frango que a Bruxa do 71 colocou na janela para esfriar.
127. Após comer o frango sozinha Chiquinha fica doente e Seu madruga fica enganando-a para ela tomar o remédio que é muito ruim.
128. Seu Madruga ensina ao Chaves como se joga boliche.
129. Episódio no qual Chaves come as maçãs que ia dar a Prof. Girafales no dia do exame, Nhonho leva uma melancia.
130. Episódio no qual Chaves finge ter sido atropelado para ganhar comida de Dona Clotilde, mas na verdade, se sujou com catchup
131. Na escola Chaves insiste em ficar virado para trás olhando para Paty, Godines repete toda hora “...porquê se ainda é hora de começar a aula...”, na aula de primeiros socorros Chiquinha diz que quando uma pessoa sente uma dor no coração deve-se apagar a luz “...por que o que os olhos não vêem o coração não sente...” e o Prof. “...não, deve-se deitá-la...” e ela “..sim, para ir se acostumando ao caixão...” . Chaves diz que para testar a temperatura da água do banho de um bebê deve-se colocar o bebê dentro “... se o bebê ficar azul é porque a água tá fria, se ficar vermelho é porque tá quente....
132. O dia da independência. (partes 1 e 2)
133. Chiquinha canta uma trilha sonora romântica para Dona Florinda e Professor Girafales.*
134. As crianças sujam a vila brincando com barro e quando eles tentam limpar a vila acabam molhando todo mundo “...Chaves, abre a torneira !!!...” Seu Barriga fica irritado e diz que não vai reformar a vila enquanto o Seu Madruga não pagar o aluguel, no final combinam que em troca do perdão de alguns meses de aluguel Seu Madruga vai pintar a vila.
135. Chaves fica tentando matar os Churruminos, insetos que só ele vê, e acaba destruindo quase todo o restaurante da Dona Florinda*
136. O pessoal da vila compra um montão de balões de gás para o Chaves, que sai voando.(A câmera filma o teto do estúdio)*
137. Seu Barriga despeja Seu Madruga e joga todos os seus móveis no pátio, Seu Madruga perde o dinheiro que ia pagar o aluguel, no final descobre que o dinheiro estava no roupeiro.
138. Seu Madruga planta mudinhas de flores para embelezar a vila, Chiquinha gosta da idéia e decide fazer mudinhas com as flores da cortina da sua casa “....as pessoas boas devem amar seus inimigos...”
139. Seu Madruga herda do tio um terno enorme, no final Chaves e Chiquinha entram juntos no terno.
140. Dona Florinda faz para o Prof. Girafales chifrinhos de nozes (que é um prato chileno) mas eles acabam queimando, Chaves mesmo assim come os chifrinhos e fica com a boca toda preta.*
141. A festa dos namorados.
142. Outro episódio de Ano Novo, nesse episódio são cantadas 3 músicas, e no final o Prof. Girafales agradece o público pela audiência e pede "...Que nos assistam 1 ano mais..."
143. Chaves diz que durante a noite aparece um fantasma na vila que ele chama de “Chorona” mas na verdade é a Bruxa que sofre de sonambulismo e sai andando de camisola pela vila.*
144. Professor Girafales faz uma serenata para Dona Florinda.*
145. Chaves e Chiquinha tentam pegar uma mosca para colocar na comida e comer de graça no restaurante de Dona Florinda.
146. Na escola as crianças aprendem sobre animais e o Prof. quase se mata perguntando com que se faz os colares de pérolas.
147. Seu Madruga acha um violão quebrado e faz um grude para consertar, Chaves pega no violão com a mão suja de cola e fica com ele grudado, no final quando dizem que para soltar ele tem que sentar água quente ele acaba sentando numa panela de água fervendo.
148. Chaves continua coletando garrafas vazias, a Bruxa lava as calças de Seu Madruga, no final os chapéus de todos são trocados, Seu Madruga pega uma camisola da Bruxa pensando que é da Dona Florinda, joga no chão, enche de terra e começa a pisotear, Chaves faz o mesmo com o terninho do Quico, só que o Quico estava dentro do terninho

(*) Episódios não mais exibidos no Brasil


Ao interesse de cópia, favor colocar o crédito abaixo:

Retirado do site "O Mundo Chavesmaníaco!" - http://www.chavesmaniaco.cjb.net/