QUEM SÃO ELES NO CHAVES
Conheça os personagens de Chaves.

Chaves
El Chavo del 8
Roberto Gómez Bolaños
Chaves

Quico
Quico
Carlos Villagrán "Pirolo" Eslava
Quico

Seu Madruga
Don Ramón
Ramón Gómez Valdéz y Castillo
Seu Madruga

Chaves é um menino órfão. Dentre sua características principais estão o desastre com objetos e seu aspecto intelectual: tonto/burro. Diz que o barril é seu esconderijo e que mora no apartamento número 8. Só não se sabe com quem ele mora lá e qual o seu nome verdadeiro já que "chavo" em espanhol significa garoto. Além dos famosos refrões como "É que ninguém tem paciência comigo!", "Bom, mas não se irrite!", "Foi sem querer querendo", "Me escapuliu!", "Zas, zas, e eu jogava...", o garoto sofre de um "distúrbio" chamado de piripaque (em espanhol é "la garrotera"). Sempre que se assusta ou está temeroso acontece nele o piripaque que se caracteriza por paralisar o garoto. O sanduíche de presunto é a sua comida favorita.

O nome completo de Quico é Frederico Bardón de la Regueira. É um garoto de bochechas muito grandes. Delas advém apelidos como "porco cevado", "buldogue velho", "mamão macho", sempre antecedidos pela palavra bochecha. Assim como o Chaves, Quico é um garoto muito tonto. Além de toda a burrice do garoto há, ainda, os mimos de sua mãe (a Dona Florinda) que a ele dá tudo, até o Oceano Pacífico (cheio de água, obviamente!!!) se possível. Dentre as frases ditas por Quico estão "Gentalha, gentalha...!", "Da parte de quem?", "Não deu!", "Você não vai com a minha cara!", "Cale-se, cale-se, cale-se que me deixa louco!".


Seu Madruga é, talvez, a personalidade mais impressionante de "Chaves". Às vezes é muito boa gente, mas, na maioria dos casos, está sempre zangado. Nunca consegue pagar todos os 14 meses de aluguel que deve ao Senhor Barriga. Em algumas oportunidades já pagou um ou arrumou algum serviço para o Senhor Barriga em troca do desconto de um ou dois alugueis. Na verdade, Seu Madruga não gosta de trabalhar. É um boêmio de primeira que prefere deixar as oportunidades de emprego para os mais jovens. Sempre que possível belisca o Quico ou bate no Chaves com um cascudo. No entanto, Seu Madruga apanha muito da Dona Florinda.


Dona Florinda
Doña Florinda
Florinda Meza
Dona Florinda

Chiquinha
Chilindrina
María Antonieta de las Nieves Gómez Fernandez
Chiquinha

Professor Girafales
Maestro Jirafales
Rubén Aguirre Fuentes
Professor Girafales

Florinda Corcuera Vidialpango (a viúva de Matalascayano - será esse o último nome de Frederico, o pai de Quico?) sempre se considerou uma dama da alta sociedade mesmo vivendo em uma vila e pagando aluguel. Conhecida por ser "mandona" vive batendo no Seu Madruga e nunca procura saber a razão. Também, né, o Quico diz as coisas pela metade sem dizer nomes fato esse que contribui paro o Madruga apanhar feio. Da mesma forma que o Seu Madruga, Dona Florinda é, na maioria dos casos, zangada. A exceção está quando o Professor Girafales vem à vila lhe visitar. Aí ela esquece do mundo à sua volta. Mas isso até os episódios no restaurante! A partir deles ela muda seu jeito de ser e passa a ser menos zangada.

Chiquinha é filha do Seu Madruga e é idêntica à sua bisavô (a Dona Neves). Dentre Chaves e Quico ela é a mais inteligente e vive aprontando brincadeiras com os dois. Também adora caçoar da Dona Florinda e da Dona Clotilde, essa última sempre lhe chamando de Bruxa do 71 (claro, Dona Clotilde nunca pediu para ela guardar segredo!!!). É, também, apaixonada pelo Chaves, no entanto ele nunca corresponde do jeito que ela deseja.







Girafales é professor da escola primária. Em todas as aulas tem que agüentar seus alunos que não são nenhum Einstein ou Freud. Adora falar palavras difíceis tais como "preita" (= suborno). Com jeitão de anos 20, em quase todos os episódios está na vila para ver Dona Florinda, por quem é apaixonadíssimo, porém nunca teve coragem de lhe dizer ou de tascar-lhe um beijo. Para a Dona Florinda traz sempre flores e ela corresponde com uma bela xícara de café. Para o Quico, Girafales deveria trazer um carro último ano, bombons, um relógio de ouro... essas coisas ao invés das flores!!! Vê se pode isso!!!! Seu refrão mais famoso é o "Tá!, Tá! Tá!" que quase sempre é emitido por ele quando lhe chamam de Mestre Lingüiça.

Senhor Barriga
Señor Barriga
Edgar Vivar
Senhor Barriga

Dona Clotilde
Doña Cleotilde
Angelines Fernandez
Dona Clotilde

Nhonho
Ñoño
Edgar Vivar
Nhonho

Zenon Barriga y Pesado é um antigo zelador da vila (nos episódios de 1971) que estranhamente (ou por obra mesmo do script de Chespirito) se tornou dono da vila. Aliás, vive do aluguel que os inquilinos lhe pagam e, para economizar dinheiro, vai pessoalmente cobrá-los. Poderia ganhar até mais se o Seu Madruga não dificultasse o pagamento. Vive recebendo pancadas do Chaves na entrada, no meio e na saída da vila. Também é comum todos chamarem-no de gordo ou nomes que lembram esse adjetivo. É casado, porém sua mulher nunca apareceu nos episódios de "Chaves". Entretanto, sabe-se que ela possui ascendência espanhola, vive de negócios e faz muitas viagens. Deve ser por causa das viagens o motivo dela nunca aparecer. Quem sabe!?

Dona Clotilde mora sozinha (às vezes acompanhada do cachorrinho Satanás) no apartamento número 71. Sabe-se que ela possui uma irmã que vive em Paris e uma sobrinha que é dessa mesma irmã. Devido ao seu aspecto de "anciã", os garotos e até mesmo os outros personagens de "Chaves" a chamam de Bruxa do 71. É apaixonadíssima pelo Seu Madruga e vive jogando galanteios para ele. Também adora fazer favores e comidas para o Madruga. Porém, ele nunca a corresponde e acaba menosprezando-a. Para os garotos, ela vive fazendo feitiços para fisgar o pai da Chiquinha ou atribuem a ela o sumiço de objetos.




Febronio Barriga Gordorritúa, nome verdadeiro de Nhonho*, é um garoto gordo a exemplo de seu pai (o Senhor Barriga). Possui muito dinheiro e quase sempre está comendo alguma coisa. É muito inteligente sendo o primeiro aluno da classe do Professor Girafales. Porém, após a saída de Carlos Villagrán dos seriados de Bolaños, Nhonho se transformou em uma espécie de "Quico" para o seriado, com pouca inteligência e com grande participação nos episódios sendo muito visto na vila. Antes eram raras as suas aparições no local.

* Segundo minha professora de espanhol, que é equatoriana, chama-se de "ñoño" as pessoas mimadas. No entanto nos dicionários de espanhol a palavra significa bobo, tonto, panaca. Em ambos os casos nada tem a ver com o personagem. Quem é mimado é o Quico e Nhonho só passaria a ser menos inteligente depois da saída de Carlos Villagrán.

Jaiminho
Jaimito
Raul "Chato" Padilla
Jaiminho

Dona Neves
Doña Nieves
María Antonieta de las Nieves Gómez Fernandez
Dona Neves

Godines
Godinez
Horacio Gómez Bolaños
Godines

Jaiminho é um carteiro que ficou conhecido por três coisas: (1) não sabe andar de bicicleta, (2) fica com fadiga e (3) de tanto falar na sua amada cidade de Tangamandápio. Apareceu nos episódios de 1979 depois das saídas de Carlos Villagrán e Ramón Valdez do elenco. Seu primeiro episódio é aquele em que Dona Neves chega à vila. Por um bom tempo foi um quebra-galho nos seriados Chaves e Chapolin Colorado. Em episódios da década de 80 passou a morar na vila, mais especificamente no apartamento da escada do pátio principal da vila, o mesmo em que Glória já morou.


Dona Neves é a bisavô (ou biscavô) da Chiquinha. Ela já havia aparecido em Chaves no episódio "Recordações" (1978) em que todos recordam momentos no álbum de fotografias. Porém, sua participação ativa se dá mesmo após o episódio em que chega à vila, de 1979. Têm as mesmas características da Chiquinha diferenciando o som do choro (o da Chiquinha é "hue!" e o dela é "chue!") e as gaitadas (tchê! tchê! tchê! tchê!). Curiosamente aparece também no Chapolin no episódio do homem das mil faces no hospital. O próprio Chapolin a chama de "Dona Neves" e ela está vestida com os trajes que usa em "Chaves".

Godines é mais visto na escola do que na vila (nesse local aparece umas duas ou três vezes em episódios conhecidos no Brasil). Sendo, na escola, o garoto senta lá atrás na última carteira, bem no meio de um monte de figurantes. É um verdadeiro brincalhão. Já atrapalhou (ou chamou a atenção) a aula do Prof. Girafales assoviando, cantando uma canção e jogando cara ou coroa para responder e confirmar as respostas de uma prova.





Pópis
Popis
Florinda Meza
Pópis

Pópis é sobrinha da Dona Florinda. Por esse detalhe podemos concluir que Dona Florinda tem uma irmã ou um irmão. Mas os pais de Pópis nunca apareceram no seriado. E, afinal de contas, o que Pópis vem fazer na vila? O que se sabe mesmo é que a garota tem uma voz fanha, anda sempre com uma boneca chamada "Serafina", adora dizer "Conte tudo pra sua mãe..." e é a primeira da lista de chamada na escola.

___________________

Webmaster: Igo Ralph

Créditos da seção: Igo Ralph (texto e foto da Dona Florinda). Fotos por: Bruno Sampa (foto do Chaves), Igor C. Barros, site EsMas.com e site Turma CH


© 2005 IGO RALPH DA SILVA CASTRO - BRASIL
Chaves, Chapolin e as demais séries são propriedades de Roberto Gómez Bolaños e de Televisa San Angel - MÉXICO
Séries surgidas na década de 1970 no México
EL CHAVO DEL 8 BRASIL - as páginas deste site são propriedades de seu criador

página inicial