As séries CH sem Ramón Valdez e Carlos Villagrán.

 

É inquestionável a falta que Ramon Valdez (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico) fizeram nos episódios gravados depois de suas saídas das series CH, por isso nesta coluna vamos falar do que aconteceu com as series CH depois deste acontecimento.

Vamos começar falando do seriado Chapolin Colorado que como de costume não teve a mesma sorte que o seriado Chaves. Chapolin não ficou nem mais um ano sendo gravado depois da saída de Ramon Valdez e Carlos Villagrán. Isto até é compreensível, pois imagine a série sem os personagens que Carlos Villagrán representava: Quase Nada, Chineisinho, e muitos outros. Agora imagine o mesmo seriado sem os personagens que Ramon Valdez representava: Tripa Seca, Super Sam, Pirata Alma Negra, e inúmeros outros. Agora reflita se a série poderia continuar sem estes atores... (lembrando que não estamos contando os episódios do “Clube do Chaves” que foram gravados na década de 90.).

 

         

Tripa Seca e Super Sam personagens de Ramon Valdez no seriado Chapolin Colorado.

 

Quase Nada um dos personagens mais conhecidos de Carlos Villagrán no seriado Chapolin Colorado.

 

Já o seriado Chaves conseguiu se manter por mais muitos anos sendo gravado depois da saída deles, que na série representavam Seu Madruga (Ramon Valdez) e Quico (Carlos Villagrán), estes dois personagens eram um dos mais importantes da série, então você deve estar se perguntando, como que o seriado Chaves conseguiu se manter na ativa por mais tantos anos?

A resposta é muito simples, Chaves só conseguiu se manter na ativa, pois Chespirito é gênio e conseguiu contornar a situação com maestria, vamos falar um pouco dos ajustes que Chespirito fez na serie para ela se manter na ativa com tanto sucesso.

Na saída de Carlos Villagrán das series CH em 1979, Chespirito citou no episódio “Vamos ao cinema”, que foi um dos primeiros episódios gravados sem Quico, que ele tinha se mudado da Vila para ir morar com a madrinha bem longe daquela gentalha que o rodeava.

Pouco tempo depois era a vez de Ramon Valdez se despedir das séries CH, um tempo se passou e Chespirito fez o episódio “Nasce uma bisavó” que serviu para inserir dois novos personagens ao seriado, um era Dona Neves (bisavó da Chiquinha) e o outro era o Jaiminho (novo carteiro da Vila). Além de inserir dois novos personagens ao seriado Chespirito também passou a dar mais importância ao personagem Nhonho, que passou a participar com mais freqüência e mais importância no seriado como pode ser notado nos episódios “Matando aula no domingo” e “Satanás, o cachorro da bruxa do 71”.

Em 1984, Ramón Valdez voltou ao seriado no episódio “Regresso do Seu Madruga” (episódio nunca exibido no Brasil) que serviu para inseri-lo de novo na Vila. Neste episódio Seu Madruga explicou que tinha se mudado da Vila para cair no mundo à procura de ganhar muito dinheiro, aí ele fala que um dia finalmente ele descobriu um jeito de ganhar muito dinheiro, mas para isso teria que trabalhar, daí ele desistiu e resolveu voltar para a Vila.

Mas é inquestionável que mesmo com todos os ajustes que Chespirito fez no seriado, a época de ouro já havia passado, mesmo assim Chaves continuou fazendo muito sucesso e gravou excelentes episódios sem Quico, como por exemplo, o episódio “Vamos ao Cinema”, e excelentes episódios sem Quico e Seu Madruga que é o caso dos episódios do “Restaurante da Dona Florinda”. Mas é também inquestionável que estes episódios seriam muito mais legais se ainda contassem com Quico e Seu Madruga no elenco, imagine Quico aprontando todas no episódio do cinema, e Quico e Seu Madruga fazendo 1001 atrapalhadas no “Restaurante Da Dona Florinda”. Também podemos citar o episódio “Uma ajuda à cruz vermelha v2” como um excelente episódio que não conta com Quico e Seu Madruga, mas o episódio “Uma ajuda à cruz vermelha v1” que conta com estes dois personagens e deve ser bem mais legal que a versão posterior, no entanto não podemos mais ver este episódio, pois o SBT não o exibe mais, este é um dos famosos episódios perdidos.

Concluindo, o seriado Chaves só não parou de ser produzido e nem ficou chato com a saída destes dois atores, pois Chespirito é gênio e soube contornar com maestria a situação. Porém, que os episódios que foram gravados depois da saída destes dois atores seriam bem mais legais com eles, isto seriam...

 

1