Página inicial
Sábado, 21 de janeiro de 2005

Chaves e Brasil, um casamento de sucesso

 

Chaves, seriado de pouca verba perto dos seriados de hoje como Kenan e Kel, Sabrina e outros, começou a ser gravado em 1971, Chaves era um programa sem esperança de sucesso.

Certo dia Silvio Santos (dono da emissora SBT) comprou um pacote de novela e recebeu de brinde alguns episódios de chaves.

Silvio não tinha esperança que a serie fosse fazer sucesso, mas mesmo assim mandou dublar e um belo dia resolveu por no ar no Programa do Bozo, a população brasileira adorou e com isso Silvio aos poucos foi comprando mais e mais episódios de Chaves.

Chaves sempre mantinha um bom índice de audiência, chegou a passar em muitos horários, e sempre com sucesso, por isso agradou por 2 décadas o Homem do Baú.

Mas já nos anos 2000, Chaves foi ficou um bom tempo sem passar, parece que Silvio parou de gostar das Series de Chespirito, como prova disto as series chegaram esse ano a serem ameaçadas de irem embora para sempre do Brasil, mas com a pressão dos fãs Silvio acabou renovando o contrato de exibição das series até 2008 com a Televisa.

Apesar de todo este sucesso do programa no Brasil, o SBT insiste em maltratar a serie, primeiro tirando vários episódios do ar ao longo destes anos (episódios perdidos), depois tirando varias vezes a serie do ar, Chapolin Colorado, por exemplo, está fora das telinhas há 1 ano e meio e o SBT não dá sinais de voltar com ele em sua programação.

No Brasil também foram lançados vários produtos como brinquedos, discos, relógios, e inúmeras outras coisas, e sempre com sucesso, mas hoje já não se vê mais os mesmos nas lojas...

Hoje Chaves chega a 13 pontos no ibope grande pontuação para um programa da década de 70, mas por que todo este sucesso?

Na minha opinião Chaves é sucesso porque se passa em uma vila, onde todos os moradores brigam pelo seu espaço, e Chespirito soube criá-lo com maestria, pois criou personagens “malandros” como Seu Madruga que sempre da um jeito de não pagar o aluguel, outros como Dona Clotiude que é uma velha solteira que está em busca de um homem, o Seu Madruga, mas ele sempre escapa da bruxa, mas mesmo assim ela sempre tenta agradá-lo...

Também tem moradores “metidos” como dona Florinda que sempre tenta manter a honra de sua família, e chaves um menino órfão que sempre se mete em confusão com todos esses moradores, sem falar do Quico, Chiquinha e todos os outros né...

Por estas e outras Chaves faz todo este sucesso no Brasil e em vários países do mundo.

 

<< Voltar para a página da coluna

2005 Vila do Chaves [www.viladochaves.com] - Todos os direitos reservados.